David 1 - Golias 0

Refere o "New York Times", a propósito da decisão do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA no processo HAMDAN v. RUMSFELD, SECRETARY OF DEFENSE, et al, que "o Tenente Comandante da Marinha Charles Swift, advogado do Sr. Hamdan, disse à Associated Press que deu conhecimento da decisão ao seu cliente pelo telefone. “Penso que ele ficou siderado pelo facto do tribunal ter decidido a seu favor, e por ter dado uma oportunidade igual (“equal chance”) a um pequeno homem como ele, ” disse o Comandante Swift. “Do sítio de onde ele vem, isso não existe."

Em duas frases, o Comandante/Advogado Swift sublinhou o que mais relevante há neste caso: a superioridade moral que advém da existência de um sistema de justiça independente; o enorme potencial revolucionário que advém da superioridade moral. Atrevo-me a dizer que depois de conhecer esta decisão, o Sr. Hamdan não voltará a ser o mesmo homem.

Ghandi foi, talvez, quem melhor entendeu estes princípios, e os usou, como uma arma, contra os ingleses, em prol da independência do povo indiano. Não admira. Ghandi também era Advogado.

Sem comentários: