Culpado ou Inocente: você é que decide! :-)

Vem no Expresso que o major Valentim Loureiro "quer provar a sua inocência num estúdio televisivo, perante advogados e juízes. Porque, afirma, nos tribunais ninguém o leva a sério".

Que bela ideia para um novo programa! Até consigo imaginar o título: "Culpado ou inocente: você é que decide!"

Aqui fica, ainda, uma sugestão para o texto de apresentação:

Culpado ou Inocente: você é que decide! é um projecto que ultrapassa largamente as fronteiras de uma simples emissão televisiva.

Cobrindo vários níveis de multimédia, o programa combina entretenimento, documentário, biografia, grande espectáculo, informação e administração da justiça. Em paralelo, inclui uma grande campanha, em todos os meios disponíveis, para motivar os cidadãos a participar na vida política.

Esta campanha inclui, igualmente, um road-show, em camião TIR, que se deslocará pelo país promovendo a proximidade do Culpado ou Inocente: você é que decide! com a população.

No programa você vai determinar – através do seu voto – se a personalidade em julgamento é culpada ou inocente. De Janeiro a Dezembro de cada ano, na RTP, os portugueses vão decidir se alguém praticou ou não um qualquer tipo de crime que, em sua opinião, mereça ser julgado.

Numa primeira fase, de 1 a 31 de Janeiro, o programa irá apelar à nomeação – através de SMS, telefone e do site oficial de Culpado ou Inocente: você é que decide! - das personalidades a julgar.

Depois, ao longo dos meses seguintes, ficaremos a saber quem são os 10 portugueses mais criminosos. E inicia-se nova votação para apurar, de entre estes, o Grande Criminoso Português.

Esta votação faz-se, apenas, por telefone. Poderá votar apenas uma vez por cada aparelho de telefone e tudo o que tem a fazer é ligar o número que está associado à figura em que quer votar. Se depois de ter votado quiser alterar a sua votação bastará ligar com o mesmo telefone para o número que está associado à nova personalidade. O seu antigo voto será automaticamente alterado.

Pode votar a partir das 0h00 do dia 1 de Fevereiro de cada ano até ao dia do Julgamento Final, previsto para o dia 31 de Dezembro.

Na terceira fase, nesse Julgamento Final, após debate animado entre os acusadores e defensores de cada candidato, os portugueses ficarão a conhecer os resultados das suas votações e… o nosso Grande Criminoso Português.

Este programa é feito por si. Participe. Vote em quem quiser.


Que tal? :-)

4 comentários:

Manel do Montado disse...

Não me resta duvida nenhuma que batemos no fundo. Mas alinda vamos mais longe, pois agora já começámos a esgravatar o próprio fundo.
Convide-se o senhor bastonário a dar opinião sobre o assunto e poderá ser que tenhamos um reality show com todos os condimentos.
Se fosse a si vendia a ideia às Tv’s privadas…não? Olhe que compram!
Permita-me usar este nobre espaço para escrever uma das minhas e relacionado com também com o post anterior.
Então com artistas destes e comentadores à altura, a escola circense na vertente de palhaços da senhora Teresa Riçou, já tem concorrência à altura. Com uma pequena diferença, é que os protagonistas do show off barato armam-se em palhaços, ao passo que os da escola circense são-no de formação, pelo que aqui também a concorrência é desleal.
Fernando Manuel Ramos

Anónimo disse...

Não sou capaz de achar graça. Batemos no fundo, de facto. Prefiro ignorar a ideia, considerando-a o enorme dislate que é, justificado apenas pelo sentimento de impunidade que grassa nalguns meios (e não apenas no futebol).
TAA

Pedro disse...

Podemos votar na pena a que o Major pode eventualmente ser condenado?

Miguel Primaz disse...

Pena por vezes que a realidade supere a mais satírica das ficções.
Parabéns.