A propósito da "consciência ética" dos portugueses

Relato da conversa a que assisti, um dia destes, entre um trabalhador da EDP e outro da TVCabo, que se encontravam no mesmo local, à mesma hora, para proceder à instalação dos serviços das respectivas empresas, enquanto efectuam o trabalho.

Diz o trabalhador da EDP para o da TVCabo:

- "Sabe, comprei uma parabólica, mas agora tenho um problema: não consigo ver os canais portugueses. Meto o código mas não funciona."

- "Ah... Os códigos estão na internet."- respondeu o outro.

- "Eu sei, mas eles estão sempre a mudar os códigos... É que eu não pago à TV Cabo. Para isso é que eu comprei a parabólica. Neste país só paga quem não pode mesmo deixar de pagar, não é?"

- "Pois é, eu também não pago à EDP" - respondeu o da TVCabo. "Tenho um amigo que sabe fazer a ligação".

Riram-se ambos.

- "Compreendo" - disse um deles. "Assim como assim, eles já ganham tanto..."

Depois, há quem fique admirado e, até, escandalizado, quando alguém ousa afirmar isto...

Sem comentários: