As perguntas da "loura" :-)

"Marques Mendes, que participou, ontem, em Lisboa, num almoço com jovens evocativo da morte do primeiro líder do partido [PSD], não afirma que [Camarate] foi crime em vez de acidente - essa conclusão, esclarece, cabe aos tribunais. O sucessor de Sá Carneiro considera, porém, que, neste momento, não haverá 'nenhum português que compreenda que, tendo morrido um primeiro-ministro e um ministro da Defesa, existindo indícios da existência de crime, o assunto não vá, pelo menos, a julgamento'.
Perante o facto de o processo ter entretanto prescrito, Marques Mendes acredita que será possível 'um consenso alargado no Parlamento' para 'tentar encontrar uma solução que não seja uma interferência do poder político no poder judicial, mas que permita o julgamento'"
.(cfr. aqui)

Pensava eu - pelos vistos mal - que os tribunais não julgam "assuntos", mas antes pessoas, acusadas de ter praticado um determinado crime. E neste caso existem essas pessoas?

E reconhecendo-se que o "assunto" prescreveu, não seria preferível determinar por que razão essa prescrição ocorreu e quem foi o responsável por isso, em vez de insistir no "julgamento" de não se sabe quem, e ainda menos para que efeito?

Pergunto eu, que com a idade estou a ficar cada vez mais "loura"... :-)

3 comentários:

Nicolina Cabrita disse...

Já me sinto menos "loura" :-)
É favor ler aqui:
http://dn.sapo.pt/2006/12/07/
nacional/juristas_chumbam_eventual_acordo_sob.html

Nicolina Cabrita disse...

Já agora, ainda mais esta:

http://dn.sapo.pt/2006/12/07/
opiniao/memoria_e_actualidade_sa_carneiro.html

Anónimo disse...

Esta gente parece esquecer que existe uma Constituição e um princípio da legalidade em Direito Penal!