Os males dos outros

Costuma dizer-se que "com os males dos outros posso eu bem".

Vem isto a propósito do comunicado que encontrei aqui sobre os problemas dos advogados franceses com o respectivo Estado por causa do apoio judiciário.

Queixam-se os advogados franceses que o Estado paga pouco.

Os portugueses queixam-se porque o Estado não paga (cfr., por ex. aqui ou ainda aqui) .

Por lá, o Conseil National des Barreaux de France programa "jornadas de acção" para "obtenir des pouvoirs publics des réponses concrètes aux attentes légitimes de la profession pour un véritable accès au droit et à la justice des citoyens".

Por cá, o Bastonário Rogério Alves, "apesar da situação que está a provocar protestos no Norte do país, acredita que não haverá problemas" porque "o comportamento do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça, em 2005, leva a crer que esse objectivo [a saber, liquidar, nos primeiros dias de Janeiro do próximo ano, todas as contas até 31 de Outubro de 2006] será atingido e, no final deste ano, haverá apenas uma situação de atraso de 60 dias"(cfr. aqui).

E esta, hein? :-)

4 comentários:

Pedro disse...

Cara Colega,

Será que os advogados franceses querem trocar connosco??? Por mim, encantado da vida.

Hoje em dia ainda recebo cheques que não faço a mínima ideia a que processo correspondem, ainda são processos para os quais fui nomeado quando ainda estava no estágio. E já o acabei há 3 anos...

Mas tenho de reconhecer uma coisa, da única vez que estive de escala na Relação, não demoraram nem 2 ou 3 semanas a pagar, e por trasferência bancária.

Cumprimentos

Pedro

Pedro disse...

Cara Colega,

Obrigado pelas suas palavras. Mas o que me custava mais era saber que o meu espaço estava cá e não ter tempo para vi cá e olhá-lo com olhos de gente.

Quanto ao artigo, nunca pensei que pudesse ser deabatido. Mas é claro que irei à sala do Centro de Formação.

Obrigado,

Cumprimentos

Je Acuzi disse...

Cara Dr.ª Nicolina

Pois…o que dizer das palavras do senhor Bastonário? Mais, o que pensar? A comparação da atitude dos colegas franceses e aquilo que exigirão dos poderes públicos com o que se faz por cá é tão abismal que não há padrão de comparação.
O que terão pensado os sindicatos dos funcionários públicos, numa altura que o governo reduz postos de trabalho em troca do acumular de funções, face à decisão de colocar no IGFPJ funcionários da O.A.?
Os protestos limitaram-se ao norte do país? Ou o senhor bastonário está mal informado, o que é grave, ou não lê os e-mails que lhe enviaram vários colegas de Lisboa, o que é mais grave ainda, pois denota falta de Lypton.
Até há mails que nunca chegam a aparecer no site da Ordem, assim como outros que são apagados quase á nascença…enfim, sinais dos tempos.
Uma instituição, como a O.A., que pugna pela defesa dos direitos não pode, nem deve, dar cobertura, qualquer que ela seja, à incompetência e inoperância do responsável pela pasta da justiça.
Pela parte que me toca, nem que recebesse os honorários para o fim do ano que vem, mas jamais ajudaria a branquear a incompetência dos responsáveis pela situação.
Sic transit gloria mundi.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer onde há noticias ou anlises positivas neste blog?